A Quinta da Lagoalva – projeto de vinhos da família Holstein Campilho e cuja propriedade está situada em Alpiarça – elegeu 2023 como um ano de mudança, materializada no rebranding do logótipo e dos rótulos do seu portefólio de vinhos, que vão chegar ao mercado até ao final do ano, à medida que são lançadas novas colheitas. A isto soma-se a aposta na casta bandeira da região, com a estreia do Quinta da Lagoalva Grande Reserva Fernão Pires e de uma outra referência, a revelar em breve. Liderada por Pedro Pinhão, administrador e diretor de enologia – em parceria com o enólogo Luís Paulino –, esta dinâmica surge no âmbito do movimento de promoção desta casta, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo, a nível nacional e internacional.
A nova imagem foi desenvolvida pela agência portuguesa de design e publicidade Omdesign, em estreita colaboração com as equipas de enologia, comercial e enoturismo da Quinta da Lagoalva. Criativos e designers visitaram a Quinta e imergiram no universo da Lagoalva, a fim de captarem a sua essência e alguns dos elementos mais marcantes, que vieram a integrar os novos rótulos, em imagem e em textos – escritos com o apoio da família e de alguns dos trabalhadores mais antigos. Uma forma de homenagear o legado desta icónica propriedade, com 830 anos de história e 660 hectares contíguos, dos quais 42 são de vinha e 16 de olival. O logótipo, elemento marcante nos atuais rótulos, manteve o ferro da coudelaria Quinta da Lagoalva – alusivo à Marquesa de Tancos, tia-avó dos proprietários – como símbolo. Assumindo o legado histórico, passou a integrar a menção “Circa 1193”, data do primeiro registo da Quinta da Lagoalva. Ao nível das cores, optou-se pelo azul e dourado e, na grafia, por um tipo de letra não serifada, num binómio entre a contemporaneidade e o classicismo, caminho eleito para esta nova imagem. Ícones desta casa agrícola ribatejana, a fachada do palácio e a torre do relógio vão estar presentes em todos os rótulos das gamas Lagoalva, Quinta da Lagoalva e Dona Isabel Juliana.
Para materializar esta nova identidade, que chegará paulatinamente ao mercado ao longo deste ano, a Quinta da Lagoalva tem já no mercado as novas colheitas do Lagoalva branco, rosé e tinto; Lagoalva Sauvignon Blanc; Lagoalva Reserva branco e tinto, mas também a sua estreia absoluta: o Quinta da Lagoalva Grande Reserva Fernão Pires branco 2021.
A edição de 2023 dos iF Design Awards premiou a Omdesign, tendo atribuído, este ano, um prémio à sua embalagem de autopromoção “Omarão”, na disciplina Food e na categoria Packaging.
Este projeto celebra e honra as tradições portuguesas, a paisagem única e os valores fundamentais da agência de design.
Situado no norte do país, o Marão é uma conhecida serra portuguesa, com uma população que ainda subsiste com métodos tradicionais e produz matérias-primas únicas nascidas das terras agrestes. Motivada por estes elementos, a Omdesign produziu esta embalagem, por forma a refletir a paisagem única desta terra portuguesa, a resistência e resiliência das artes culturais ancestrais e reforçar, ainda, o caminho ecológico e sustentável que a Omdesign defende, desde a sua génese.
Omarão conta com materiais 100% naturais, sustentáveis e reutilizáveis, homenageando a cultura e o saber-fazer dos artesãos portugueses, nomeadamente de três artes quase esquecidas e pouco valorizadas: o barro preto de Bisalhães, a cortiça de Trás-os-Montes e o azeite biológico e varejado de Vila Flor.
Omarão destacou-se perante de um júri com 133 membros, composto por especialistas independentes do todo o mundo, reforçando e espelhando a beleza das muitas pequenas imperfeições. A edição de 2023 dos iF Design Awards contou com cerca de 11 mil projetos inscritos, de 56 diferentes países, que concorreram com a expectativa de receberem o selo máximo do design mundial.
A Omdesign destaca-se no 14.º lugar do Global Agency Design Ranking da World Brand Design Society, que apresenta, anualmente, as agências líderes e mais premiadas a nível mundial, na área de design. Esta distinção reforça o posicionamento e notoriedade do design português, que tem vindo a ser universalmente procurado pela sua qualidade superior. Fruto do rigor, consistência e foco na excelência que a Omdesign defende há 25 anos, esta classificação (disponível em https://worldbranddesign.com/global-agency-design-ranking/), volta a colocar Portugal no topo da lista.
Também a sustentabilidade continua a marcar presença na missão e no portfólio da agência de Leça da Palmeira, tendo o seu projeto de autopromoção “Omarão” sido reconhecido com Prata, em “Sustainable Packaging Design”, na última edição dos World Brand Design Awards. Cumprindo a tradição anual da Omdesign, de sensibilizar os seus clientes e parceiros com uma mensagem positiva e ecológica, o conceito do “Omarão” abraça a sustentabilidade através da utilização de materiais 100% naturais e reutilizáveis. Sob o mote “Para lá do Marão, mandam os que lá estão”, esta edição leva-nos até às origens do nosso país, valorizando as tradições e artes milenares da cultura portuguesa, como o barro preto de Bisalhães, o azeite biológico varejado de Vila Flor e a cortiça de Trás-os-Montes.